quarta-feira, 31 de julho de 2013

#5 - Sim para a redução da maioridade penal? Ou descaso Geral

Lá estava eu, feliz, divulgando meu blog e me deparo com um post bem interessante. Caso queira conferir, só clicar no link



Eu dei minha opinião lá, mas achei que esse tema merecia um post. Aviso que aqui constará a minha opinião e eu não fiz qualquer pesquisa para dar alguma informação concreta e coerente sobre o assunto, então.. 


Eu já conversei com algumas pessoas sobre esse assunto e consegui captar diferentes opiniões. Desde "Ah ladrão tem é que morrer, esses moleques malditos e desocupados" até "Não, não tem que mexer na maioridade penal, essas crianças não sabem o que fazem". 

Opinião é igual personagem de RPG, cada um tem o seu. Mas devemos parar um pouco, largar o odio plantado em nossas mentes e analisar. 


Você é a favor desses garotos que pegam uma arma e saem em busca de alguns trocados assassinando quem veem pela frente, porque sabem que quando forem presos, em alguns meses estarão de volta as ruas? Melhor ainda, com a ficha limpa? (eu acho que é assim que funciona) 
Ou você quer que todos ardam no fogo do inferno para largarem mão de serem tão crueis? 

Ficam divididas as opiniões e ninguem chega a nenhum consenso. A maioria acompanha os casos pela TV e demonstram sua indignação com algum comentario aleatório. 



Desliga essa tv já! 

Brasil é o pais dos preguiçosos de opinião e aproveitadores na gestão. Como que pode colocar um garoto, seja ele bom ou mau, em uma cadeia cheia de adultos mais corrompidos pelo crime que o Mundungo Fletcher (harry potter) Ok, ai você me diz:

Nãao, não vai funcionar assim. Esses garotos vão para uma instituição diferente.


FEBEM. O nome dessa merda até mudou para Fundação Casa. Ok, está cheio de psicologos e pessoas que pretendem ajudar esses jovens. Mas o que uma pessoa aprende em 3 meses ou 3 anos quando o seu coração está repleto de odio pela sociedade? Talvez alguns, mas muitos irão repetir a mesma porcaria quando sairem. Sem contar que a sociedade brasileira atual é uma verdadeira maquina super potente de produzir marginais... O que fazer? 
Um dia eu perguntei para um colega sobre o que poderiamos fazer para acabar com essa criminalidade. Ele me respondeu que só com Educação podemos frear essa maquina... 
Ok, agora como vamos convencer os politicos de implantar sistemas melhores e mais eficazes de educação? Eles não se importam! Simplesmente não se importam! Enquanto puderem empurrar a sociedade com a barriga, eles vão! Não é viavel educar um povo, quando que o mesmo burro e desinformado, facilita a falcatrua e afanadores. 
Devemos acompanhar isso de perto, lutar por isso de perto. Mas quem é que vai levantar do pudim? Bem, eu vou ser sincero. Eu ainda não tenho condições de levantar do Pudim e lutar por isso, lutar por alguem que no primeiro assalto me daria um tiro na testa... Mas devemos investir nisso e prestar atenção para isso. Se não, estaremos sitiados em nossas proprias vidas por pessoas que não sabem oque estão fazendo ou se sabem, estão mal encaminhadas. 

Por fim eu acho que o foco deve ser outro, devemos focar de fato a EDUCAÇÃO! E não ficar julgando (embora a tentação seja grande) essas pessoas que são apenas produtos do descaso. 


Fiz um video sobre a teoria do pudim, qualquer coisa confere lá o/ tristemente me despeço)

4 comentários:

  1. parabens pelo blog. muito criativo seu post.

    ptc-granananet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Diminuir a maioridade penal é atacar a consequência e não a causa; é apenas um paliativo, como as cotas raciais. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião não deveria existir "maioridade penal" pois percebo que muitos bandidos se aproveitam disso para usar "menores" para esconder e praticar e assumir os delitos. Enfim acredito que tudo isso seja reflexo da falta de educação que deveria começar em casa e terminar nas escolas.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe a demora de responde, pois tive problemas com o computador e dai deu uma série de problemas, mas enfim estou aqui. É muito bom saber que o debate serviu para alguma coisa, não ficou só na palavra ou na ação minha. O seu texto mostra uma opinião meio que desabafo e ao mesmo tempo um pouco de uma opinião neutra e formal. E gostei do texto, e realmente não tem como não desabafar com um assunto desses. Algumas pessoas ou boa parte das pessoas que comentem crime e são menores de idade muitas vezes tratam as vidas das vítimas e até deles como nada. É um absurdo uma pessoa que roubar, mata e tudo mais darem rizada da cara das pessoas e fazer o maior deboche na televisão e ser depois disso tudo o herói dos bandidos! Se com maiores dão até risada alguns imagine de menores. Agora sei que a solução disso é educação, porem a coisa está tão absurda que ninguém saber como começar ou não quer ter a imensa dor de cabeça para pensar e fazer algo para esse país ter educação. Obrigado por linkar meu debate e os blogueiros unidos podem fazer muitas coisas, até mesmo fazer o blog ser reconhecido como um trabalho ou uma profissão mesmo amadora para alguns e para outros profissional mesmo. Mas não deixa de ser uma profissão! Boa noite!
    Matheuslaville

    ResponderExcluir