quarta-feira, 15 de março de 2017

O urso e a borboleta



Em uma floresta, ao sul, morava um urso. Normalmente ele ficava em sua caverna perturbado por milhares de pensamentos. De vez em quando saia para pegar um pouco de mel, mas a vida era demasiada complicada para ele. Aprendeu a evitar os outros animais, porque eles aparentemente eram seres que causavam muita confusão em sua vida. Sempre estavam brigando, ou se matando, e para o urso isso era uma atraso de vida absurdo.

Houveram épocas em que o urso teve poderes mágicos, ele passava seu tempo tentando ajudar cada um que passava por sua vida, mas depois de muita decepção, ele se fechou. Agora não tentava mais resolver os problemas dos outros, mas passava o dia se martirizando, afim de tentar resolver os seus próprios. Sem êxito.

Mas agora ele perdeu os poderes. Era só um urso cansado e cheio de dúvidas. Que dedicava o seu tempo para achar respostas e fórmulas para a vida.

Ele achava que se criasse fórmulas para a vida, ele poderia passar por ela dá melhor forma e foi isso que fez. Entrou em um grupo de animais que buscavam o mesmo objetivo e tentou ensinar tudo o que sabia sobre as leis da vida.

No começo ele pensou que aquilo daria certo, mas quanto mais exibia seu discurso, mais percebia que os outros animais não entendiam o que ele dizia. E os  poucos que davam atenção, apenas aplaudiam sem ter a intenção de por em prática seus ensinamentos.

O urso ia dormir frustrado, não entendia o que estava errado e ainda tinha que lidar com suas confusões mentais.

A vida não era fácil e por isso ele pediu a floresta para que surgisse alguém em sua vida para que ele pudesse dividir seus pensamentos. E com a brisa mais suave uma borboleta pousou na frente de sua caverna.

Ele foi pego de surpresa, não sabia que alguém tão interessante teria tido paciência para dar atenção aos seus ensinamentos. O urso não viu maldade naquela borboleta, pelo contrário, viu uma luz em sua vida. Uma luz que ele tanto pediu em dias de tormenta preso naquela caverna, perturbado pelas seus pensamentos.

A borboleta questionou sobre seus ensinamentos e o porquê que os outros bichos não conseguiam compreender os mesmos.  O urso ficou empolgadissimo com aquela borboleta que se mostrava tão perspicaz.

De imediato falaram sobre seus problemas e se ajudaram na mesma intensidade.

Aos poucos eles foram conversando mais e mais. Curiosamente eles falavam sobre tudo e sobre suas vidas sem se importarem com o julgamento do outro. Logo, em questão de semanas, já eram ótimos amigos.

O tempo passava e para o urso já não era tão chato enfrentar os problemas da floresta, já que tinha uma amiga incrível para compartilhar suas visões.

Os problemas vieram, mas a união dos dois era proporcional. Dali surgia força para enfrentar as adversidades. O urso sentia muita segurança ao lado daquela borboleta que não aparentava ser nem um tanto frágil.

Ela pediu que um dia, ele pudesse sair da caverna infestada de pensamentos e fosse com ela em uma cachoeira bonita. Lá eles se divertiram e conversaram. O urso ficou tão feliz com a atitude dela, pois ninguém jamais tinha feito isso com e por ele. A amizade só fortaleceu.

Houve uma vez em que ele machucou "a patinha" e ela ficou ao lado dele. A dor, mesmo que agonizante, não pareceu tão ruim. Pois ele sabia que tinha ela ao lado dele. Ele teve vergonha de contar o seu problema até para os mais próximos. Imagine só, um urso da "pata" manchucada.

Ele soube dá história dela, soube o que ela fez por amor, soube do carga que ela suportava em suas costas para manter aquelas "asas" firmes, unidas e bonitas. Soube o que ela fazia pela própria família. Ele a admirou.

Ouvir os problemas dela não era algo pesado, era como uma divisão. E isso o deixava feliz.

De repente lá estavam eles ouvindo as músicas dá floresta e rindo das bobagens que ele aleatoriamente contava. Eles foram felizes.

Porém, um dia, se desentenderam. O urso, que tinha um lado muito carente graças aos anos presos na caverna, se engraçou com uma pomba que de vez em quando voava por perto. A borboleta, embora soubesse no que ia dar aquilo, deixou que o urso seguisse sua própria vontade, já que para ela, era muito importante que as coisas acontecem espontaneamente.

O resultado foi iminente, o urso se decepcionou com a pomba e passou dias tristes. A borboleta não soube lidar com isso e invés de conversar abertamente com seu amigo urso, guardou aquilo para si. O que era um tanto quanto incoerente, já que ela sempre pediu que ele contasse tudo.

O tempo passou e vendo o urso triste, terminou abrindo seu coração e o urso ficou ainda mais triste por ela ter escondido tais sentimentos.

O urso terminou por se decepcionar com a borboleta e se trancou em sua caverna.

Os dias se passaram e ambos pensavam um no outro e na falta que faziam. Até que a borboleta pousou novamente na frente dá caverna dele. Ela abriu mão de seu orgulho para confessar que sentia saudade.

Pelo urso ele teria sido orgulho (ou não) o suficiente para deixa lá ir embora e voar para longe. Embora pensasse muito em falar com ela.

Ele entendeu sua amiga e ambos aparentemente se perdoaram.

Mas aí a besteira aconteceu.

O urso parou para pensar. Sua amiga era incrível, um espírito admirável. Cuidava dele, se importava com ele, fazia companhia com ele. Ele percebeu que queria estar com ela a vida inteira.

Mas seria isso só carência?

Então fez uma proposta para ela. Foi ai que os problemas entre os dois se agravaram. Pois ela também tinha seus problemas.

A borboleta esperava que o sentimento do urso fosse 100% verdadeiro. Dá parte dele era total verdade que ele amava ela, mas quando se trata de alguém complicado, obviamente ele teria suas dúvidas. Aquela proposta de viverem juntos para sempre, não pareceu segura para ambas as partes.

A borboleta levantou questões que para o urso eram complicadas demais de se lidar. Era estranho para eles serem românticos um com o outro. Ela desconfiou dele. Não era culpa dela, ela havia se relacionado com outro  urso há pouco tempo e se decepcionado também. Justamente por conta dá desconfiança e cobrança dá parte dela, embora ele não tenha se esforçado tanto para te-la por perto. Ela queria uma entrega de 100%.

Ela terminou por cobrar isso do urso e isso fez ele ficar pensativo sobre o que estava fazendo. Ele queria muito uma vida ao lado de sua borboleta. Queria mesmo tentar, mas as questões levantadas fez parecer que ele estava apenas sendo mais carente.

Mal sabia ela que o sentimento dele era puro.

Infelizmente aquela situação aparentemente bagunçou amizade dos dois. Ou eles deixaram isso acontecer.

A borboleta conheceu diretamente a alma do urso, pois ele seguiu o que ela pediu e expôs tudo o que ele sentia. A alma dele era conturbada e cheia de dúvidas. Ele se perguntava se ela suportaria isso por quanto tempo.

O tempo passou.

Hoje pelo visto o dia amanheceu nublado.

O urso se importa bastante com a borboleta, mas ele tem umas atitudes estranhas. Ele tem medo de que ela vá embora da vida dele e que não entenda ele. E infelizmente ela ao ouvir isso, termina cobrando isso dele.

Essa história não tem fim, pois ainda nem começou

Ambos já sofreram muito nessa vida e ainda tem que lidar todos os dias com seres que parecem não entender a simplicidade da vida e que sempre arranjam problemas.

Ambos sabem o quão importante é o significado de viver em paz, de crescer espiritualmente e seguir a vida. Mas estão presos pelos seus próprios medos.
O urso em sua caverna infestada de pensamentos e a borboleta com suas asas cheia de peso pelos outros.

Talvez eles possam conviver juntos por muito tempo, mas não podem aplicar no outro seus vícios adquiridos através da auto defesa. Logo eles, que são almas diferentes e que se acharam nessa floresta imensa.

Eles não sabem como vai ser daqui pra frente. Dá parte do urso, embora muito complicado, só quer viver em paz com a borboleta.

Essa história um dia terá um fim, ou será para sempre. Sem cobranças. Eles podem construir isso juntos.

Um dia ele vai sair dá caverna e viver melhor a vida e ela vai poder voar sem ter tanto peso nas costas. Só precisam para de pensar tanto.

Amanhã o dia será ensolarado na floresta. E ele espera ver ela na frente de sua caverna, por mais difícil que seja. Pois ele gosta muito dela, por mais improvável que pareça ser para ela.

O urso espera que ela esteja bem. E que diga, caso não esteja. Porque ele se preocupa também. Se ela esconde isso dele e pede para ele não se importar, ele fica triste. Sendo que o que ele mais quer é ser feliz com ela.

Me desculpa, minha borboleta.
Meu orgulho não e nada perto da nossa amizade.
As vezes preciso de um tempinho para colocar a cabeça no lugar. Mas esse tempinho parece uma eternidade se eu estiver mal com você.
Vamos nos acertar, talvez para sempre tenhamos que nos acertar, mas eu quero muito fazer isso ao seu lado. Desculpa se eu confundi as coisas, se eu sou casca grossa, complicado, cheio de poréns. Você  é muito importante para mim. Mesmo que você não queira mais aturar meu fedor de urso rabugento, quero agradecer pelo que você fez por mim. Por ter se preocupado e cuidado. Você é minha luz e há verdade no que eu digo, mesmo que desconfie. Me ajude a sair da caverna e eu te ajudo a  encontrar formas de voar livre do peso. Não importa se não ficarmos juntos, você sempre estará comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário