quinta-feira, 27 de março de 2014

#Não vai ter copa


Em junho de 2013 o Brasil foi surpreendido com milhares de pessoas nas ruas que gritavam palavras de ordem e exigiam seus direitos. Esse ato foi conhecido como, as Jornadas de Junho. Esses acontecimentos foram estabelecidos em São Paulo, Manaus, Vitoria, Rio de Janeiro e aos poucos se difundiu para outros estados do país. A principal exigência em São Paulo era o aumento do preço da passagem que de 2,70, aumentaria para 3,00 reais. Esse foi apenas o estopim para que o povo se revoltasse contra os abusos do governo que até então eram exagerados.
Depois de alguns meses, acordos foram assinados e as manifestações cessaram por algum tempo e a frequência dos eventos diminuiu. Graças a internet, que foi a principal ferramenta de divulgação, algumas pessoas ainda continuavam ativas e discutiam sobre determinados temas políticos e sociais. Um deles era o evento que acontecerá este ano, a Copa do Mundo de 2014. Enquanto uns são  a favor do evento, outros planejam novos protestos para atrapalhar o acontecimento, já que, o mundo estará olhando para o Brasil nessa data. No entanto, essas pessoas não percebem que não adianta tentar boicotar a Copa do Mundo, o mais aconselhável seria ter protestado antes mesmo do Brasil aceitar o evento. 

Anteriormente as aconteceram outras manifestações como, o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello em 1992. Isso tambem serviu como fonte de inspiração para os acontecimentos de 2013 e posteriormente outras organizações tambem aderiram ao movimento. Quando os protestos aconteciam, São paulo parava, afetando trabalhadores, comerciantes e o transito que por sua vez é conturbado. A policia inicialmente agiu com extrema violencia contra manifestantes desarmados e muita gente foi ferida nos confrontos. 
Em 2014 a policia assumiu outra postura, já que a mídia estava presente e a tecnologia ajudava a denunciar os que agiam com violência. Os protestos também foram marcados pela presença dos Black Blocks, um grupo de pessoas mascaradas que alegam não ter uma liderança e defendem que não se pode manifestar sem destruir o patrimônio publico para chamar atenção. Muitos acham que eles são apenas baderneiros e generalizam o grupo isolado para os outros manifestantes, enquanto outros acham que eles fazem por que deve ser feito, ja que no exterior, black block são vistos com bons olhos enquanto no brasil são taxados de violento e desordeiros. É certo que nas manifestações da copa que segue com o hashtag na internet "#Nãovaitercopa", os black blocks marquem presença e causem o mesmo estrago que nos eventos anteriores. Porem, a policia dessa vez está melhor preparada e melhor estruturada, novas leis contra os manifestantes foram instauradas afim de reprimir os protestos.
Não se sabe se essas manifestações contra a COPA terão algum efeito, ou se apenas servirão como marco na historia do Brasil. Mas é importante que as pessoas assumam essa consciência para reclamar seus direitos, afinal, o brasileiro até então era um povo acomodado. Se isso acontecer, provavelmente, o brasil terá novas manifestações em um futuro não muito distante, então a corrupção diminuirá e a economia aumentará já que o povo participará dos eventos politicos e sociais mais a fundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário