sábado, 5 de julho de 2014

Confiança


Confiança é uma palavra "forte e frágil" ao mesmo tempo desde os primórdios da humanidade. Sim! nas civilizações passadas e atual. É uma coisa que surge com a convivência ou apenas carisma mesmo quando acaba se por conhecer alguém e vai convivendo, você não desconfia dela ate que ela dê um motivo para faze-lo perder a confiança. Eu tenho um problema serio pra "acreditar" e "confiar" nas pessoas, na veracidade ate da origem das coisas. Tem a ver com o que você aprende na estrada da vida, vem também de decepções e convenhamos que elas acontecem dentro de casa muito mais do que la fora no "mundo". Engraçado! A confiança é um sentimento. Quando há, ela esta lá, forte e sabe que mesmo a pessoa sendo exasperada ela nunca mente. Tem uns que não inspiram confiança nem mesmo com a convivência e por parte dela nunca teve qualquer motivo de decepção ou desconfiança. Também tem aqueles que são tão convictos no que dizem, mas bem no fundo você sabe que é mentira. Acredito na intuição como um mecanismo de defesa. Ela serve pra te alertar... enquanto acredita-se cegamente em alguém existe algo que diz para frear tanta segurança no que diz respeito por parte de outrem. Eu, por maioria tive decepções dentro de casa por esse motivo forte minha sensível confiança neles (alguns) acabou o que gerou em mim uma desconfiança generalizada.

Nesse caminho aprendi a ter mais malicia em relação aos outros. Eu gosto de analisar as coisas e sou muito detalhista. Importante em qualquer relacionamento social, familiar, etc... é saber o "ponto" da confiança. Pais são simbolo de "confiança", "segurança", mas nem sempre é assim, acredite em mim. O tal "ponto" é saber distinguir o que se pode dizer ou não aos amigos e a família. Nem todo mundo pode tratar um segredo, um assunto como você o trata. Uma coisa simples contada a alguém errado pode ser um estrago. O alguém errado, é aquela pessoa não confinável, que pode generalizar o que lhe foi contado.
É difícil de se saber por maioria das vezes quem são os verdadeiros ao seu lado. O problema das Traições, mentiras e fofoquinhas é que elas destroem qualquer estrutura sentimental em relacionamentos na vida. Uma pessoa que perde credibilidade, a deixa marcada pelo resto da vida dela. Nesse mecanismo o que é lembrado é sempre a atitude dela para com os outros ou particularmente com você. Sabe a enganação? -é a primeira coisa que vem a mente ate por se tentar esquecer no fundo do ser vai ter algo alarmando dentro pra tomar cuidado pra não acontecer de novo.
Cara! essas coisas doem! é por essa razão que deixa marca, porque são os sentimentos que geram tudo isso, toda essa cautela.

O meu lema é verdade... Não importa se vai doer, verdade é verdade é sempre melhor saber porque talvez ate a confiança não morra completamente se o fato for dito como tal aconteceu, como é. Quando me senti traída por essas pessoas por que é essa palavra quando você esta decepcionado, é um sentimento de traição e de burrice. Vem aquilo: Idiota! Não se confia em ninguém. A morte da confiança em alguém é o fim. Eu pensei: se for uma tremenda filha da mãe com as pessoas, sera que as pessoas serão melhores comigo? serão mais sinceras ou confiáveis sem que eu precise de prova? Engraçado que a confiança vem e fica, você não precisa daquelas coisas de que precisa ver se esse fulano é amigo de verdade ou aquele não. Acontece. Não há uma regra pra saber, a intuição também falha ou é interpretada de maneira ambígua. Não precisa de um joguinho, de testes, é automático porque sempre precisamos confiar nos outros a nossa volta, no trabalho em equipe, no caçador, no construtor tudo depende de todo mundo, um pouco de cada é o que rege nossas vidas, a convivência mesmo que não diária. É o que forma a sociedade. Me referi desde o começo dela, quando havia aldeias, a união, o dividir o pão. Então a confiança é uma coisa velha de morada e inóspita atualmente. Entende aonde quis chegar?!


Por favor Leitor (a) Não estraguem isso <o.o> A confiança é uma estrutura muito relevante pra qualquer relacionamento se quer algo verdadeiro tem que inspirar verdade e confiança também. Eu tenho refluxo de pessoas mentirosas, é pouco talvez uma mentirinha, mas já serve pra você saber que ela não merece credibilidade, pois já não ha em suas palavras e atitudes. Talvez descorde um pouco, mas essa é a minha percepção (empírica) e fico frustrada comigo por confiar em quem não merece. #vãoTomarBanho Agora tenho sérios problemas em confiar em alguém, ate nos meus amigos eu tenho medo que la no fundo tanto bem querer e amizade desmorone e eu me sinta outra vez uma boba. Um abraço e ate a próxima! XD

Deixe de preguiça e leia o incerteza incerta u.u 

Nenhum comentário:

Postar um comentário